26 de agosto de 2009

Se Beber, Não Case

A comédia do ano!

Antes de mais nada um comentário rápido: vendo recentemente tanta "manobras" de leve censura, me deparei com a crítica do Omelete falando que o Brasil iria exibir a versão "light" com alguns "cortes" nas legendas (e quem entende finge que não sabe de nada?) e uns pênis cortados na edição. O mais engraçado é que os momentos em que as risadas se acentuam são justamente pelo palavrões ditos com gosto pelos dubladores (sim, o cinema não divulga o que é o que, não perguntei e acabei assistindo dublado). Muito loooooouuuuucoooooo!!!!!!!

Esse lance de atenuação das legendas é prática comum dos estúdios brasileiros. Mas depois de um "VAI SE FODER!" interpretado com tanto gosto pelo dublador de Ed Helms, deu até gosto de ver que toda censura, por mais leve que seja, é burra. Bom, vamos ao que interessa.

Quando vi o primeiro trailer do filme, já esperava muito. Trailers geralmente decepcionam e muito. Não vou nem lista porque ela é sem fim. Mas algo me dizia que não seria o caso desse. Ainda bem estava certo.

O filme cumpre todas as promessas: é a comédia do ano!

Sim, algumas mulheres podem reclamar do excessão de testosterona na tela. Mas o fato é que homens sabem sim expressar seus sentimentos. Só que do nosso jeito. E nada mais clássico do que celebrar o "fim da vida" de um amigo como um grande despedida de solteiro.

O noivo é Doug (Justin Bartha) e junto do cunhado "pirado" Alan (Zach Galifianakis, sensacional), Stu (Ed Helms) e Phill (Bradley Cooper) parte para Las Vegas naquela que seria a noite da vida deles. Sim seria, se eles se lembrassem de algo. Eles acordam em meio a suite destruida sem nenhuma lembrança do que ocorreu na noite anterior. E no meio disso tudo descobrem que o noivo sumiu. E ele vai se casar no dia seguinte!

Começa então a busca do trio por Doug. E de pista em pista refazem os passos da noite mais louca que tiveram. Entre tigres e galinhas, gângsters e Mike Tyson, o trio consegue trazer piadas que "ofendem" tanto que você nem liga. E as mulheres menos feministas também vão adorar. Ver um bando de marmanjos correr atrás de um amigo, para que ele não tenha a vida ferrada, é algo muito legal de se ver.

Esse filme tinha tudo para dar errado. Sim, os clichês estão lá, no seu devido lugar. Mas com um roteiro bacana, atuações redondinhas (a "homenagem" ao Rain Man foi demais), vamos revendo (ou imaginando) junto com o trio as situações em que se meteram e pessoalmente, me senti um deles tentando lembrar as burradas, ou não, depois um porre daqueles.

É um filme de macho para todos. O único porém é essa mania das distribuidoras brasileiras de "adaptar" os nomes. O original traduz melhor a alma do filme. E por isso, muitos vão se identificar com algo no filme e no final fica a mensagem de que a amizade, sempre prevalece.

Ps: fique sentado ao subirem os créditos...você vai entender :D

Ficha Técnica
Se Beber, Não Case (The Hangover, EUA, 2009) - 100 min - Comédia
Diretor: Todd Phillips
Roteiro: Jon Lucas, Scott Moore
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Heather Graham, Ken Jeong, Mike Tyson
Site oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/hangover/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: