7 de outubro de 2009

UP - Altas Aventuras

Nova animação da Pixar é lição de vida. E pra quem duvidou do estúdio.


Para os que tem o cinema como parte diária de suas vidas sabe que sempre temos aqueles filmes que nos deixam sem palavras. Nem precisa muito. Um texto, uma música, um enquadramento. E acredito que feliz é aquele que consegue se emocionar e entender a mensagem que é passada. A simplicidade é o que causa isso na maioria dos casos.


O título de "desenho" não cabe aos filmes da Pixar. Esse título soa como algo infantil e bobo. Mas essas definições passam longe da descrição de UP - Altas Aventuras, o mais recente lançamento do estúdio em parceria com a Disney.

É a 10ª animação do estúdio que, assim que seus antecessores, é sucesso no mundo inteiro!

Não por acaso. Além da animação magistral de praxe do estúdio, a direção de Pete Docter (diretor também de Monstros SA), o roteiro do próprio Docter e Bob Peterson (Procurando Nemo) montam mais um episódio de sucesso na bela história da Pixar. A produção de John Lasseter (diretor de Toy Story e Carros) e Andrew Stanton (diretor de Procurando Nemo, Wall•E) completam os nomes que são o carro-chefe do estúdio.

É importante observar que os 09 filmes anteriores, todos foram sucesso de critíca e público. Eis a lista:
O filme conta a história de Carl Fredricksen que após perder a esposa (quem não se emocionar com os primeiros minutos, pode sair da sala e ter a certeza de que não tem coração!) e sofrer com a invasão de uma empreenteira ao terreno da casa dos sonhos, única lembrança da esposa, resolve realizar o sonho de infância de ambos e partir, com casa e tudo amarrada a milhares de balões (??!!!), rumo a América do Sul em direção a Floresta Amazônica. Destino: Paraíso das Cachoeiras, uma queda d’água de mais de 3 mil metros.

Voando tranquilo com sua casa (?!) Carl ouve uma batida na porta. É Russel, pequeno escoteiro de apenas 08 anos, que no dia anterior a partida de Carl, bateu a sua porta afim de ajuda-lo. Acabou ficando na casa e agora parte com o velhinho de 78 anos. Russel e Carl fazendo uma dupla muito afinada e engraçada. Arrisco a comparação com Buzz e Woody devido as grandes diferenças. Enquanto Russel é alegre e esforçado, Carl e ranzinza e amargurado querendo somente levar sua casa para o tão sonhado local. Quando chegam a floresta que guarda a o Paraíso, tem que enfrentar os perigos da floresta.


O filme é o perfeito equilíbrio entre comédia, ação e drama. Uma verdadeira montanha russa que enche os olhos com uma animação que se não traz revoluções ao genêro, é perfeita nos contrates de cada cena. Uma aula, não só de animação, mas de cinema. Lembrando a Hollywood que o telespectador pode sim se deixar levar por uma história que mesmo em um contexto fantasioso, é humana e nos faz lembrar que são as pequenas coisas, ou pequenos momentos, que fazem a nossa existência valer a pena.

Destaque para a excelente trilha sonora de Michael Giacchino (digna de Oscar!!) que envolve todas as cenas com muita maestria. E também para a mais uma vez excelente dublagem brasileira que arrebenta, destacando a participação de Chico Anysio como Carl.

Vi em 2D, mas com certeza o 3D deve ser um mero detalhe nessa gigantesca obra do cinema conteporâneo.

E para os investidores que fizeram as ações da Pixar cair após o anúncio de que o protagonista ia ser um velhinho de 78 anos, tá ai a resposta.

Não sei deixe enganar, UP - Altas Aventuras é cinema de ótima qualidade. E diversão elevada ao cubo!

Ficha Técnica
Up - Altas Aventuras (Up - EUA, 2009) - 96 min - Aventura / Animação
Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Roteiro: Pete Docter, Bob Peterson, Thomas McCarthy
Elenco: Carl Fredricksen (Edward Asner/Chico Anysio), Russel (Jordan Nagai/Eduardo Drummond), Charles Muntz (Christopher Plummer/Jomeri Pozzoli), Dug (Bob Peterson/Nizo Neto), Beta (Delroy Lindo/Reginaldo Primo, Tom (o mestre de obras) (John Ratzenberger/Anderson Coutinho), Jovem Ellie (Elie Docter/Fernanda Ribeiro)
Site Oficial: http://www.disney.com.br/cinema/up/
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: