23 de outubro de 2009

True Blood

No rebot dos vampiros, prefiro a maturidade da HBO
Terminei de assistir ontem (22/10) a primeira temporada de True Blood, sucesso recente do canal HBO que nos últimos anos, vem mostrando ao mundo mini-séries, seriados e filmes que não tem aquela maquiagem forçada da maioria dos enlatados made in America.

Depois de Buffy, e o spin-off Angel, achei que seria difícil uma série interessante sobre vampiros. Ainda mais depois da decepção que foi assistir Crepúsculo. Já ouvia falar dela algum tempo, mas dei preferência a outras séries.

A mídia fervorosa com a nova onda vampiresca me fez prestar mais atenção naquela que pareceria ser a única salvação no meio dos adoslecentes vampirescos. Estava certo. True Blood passa longe da melação. Mesmo a premissa sendo a mesma de sempre.
Vamo lá, a história de True Blood se passa no interior americano, na cidade ficticía de “Bon Temps”, no estado da Louisiana. Conhecemos Sookie Stackhouse (Anna Paquin, a Vampira de X-Men), garçonete que mora com a avó Adele (Lois Smith) e tem um irmão problemático, Jason (Ryan Kwanten).

Logo no primeiro episódio vemos que Sookie é telepata mas tenta a todo custo viver normalmente contando com a ajuda de seus amigos de trabalho, o chefe Sam Merlotte (Sam Trammel) e Tara Thorton (Rutina Wesley).

Mas o mais bacana de True Blood é o contexto no qual a história é inserida!

A raça humana descobre que os vampiros existem e estão entre nós. Para que a convivência entre as raças se tornasse menos ameaçadora, cientistas japoneses inventaram um sangue sintético que substituiria nossos pescoços. O nome da bebida: True Blood (ao lado)

Mas como todo minoria, é represada por grupos políticos, pela igreja e pela população que acredita que os vampiros não tem direito a terem direitos iguais aos humanos. É uma puta crítica a sociedade, principalmente a americana, disfarçada de fantasia pois todas as minorias são representadas de alguma forma na série. Os vampiros vão brigar pelo reconhecimento por fazerem parte da sociedade.

Deixo um aviso: puritanos passem longe pois você pode se assustar como a realidade é mostrada! O confrontamento dos preconceitos apresentados durante a história só nos faz pensar mais e mais em como não devemos agir diante do que é novo e desconhecido. Talvez seja esse o grande trunfo do show, pois nos joga em um mundo em que sim é possível imaginarmos vampiros entre nós pois os mesmo preconceitos que teriamos com eles, temos com as outras tantas minorias.

Mas também pelo fato de ser uma série da HBO que até hoje, talvez junto com a Showtime (Californication), tenha a coragem de mostrar a realidade nua e crua, sem maquiagens. Cito aqui a clássica Família Soprano.

E voltando a história, no meio dessa polêmica toda, chega a Bon Temps o vampiro Bill Compton (Stephen Moyer), que por ter vivido a muito tempo atrás naquelas terras, só queria voltar pra casa. Mas ai ele conhece Sookie e o resto todos sabem.

Em meio a co-existência entre vampiros e humanos, o amor entre os dois começa a aflorar conforme o previsto. Claro que com os empecilhos esperados em uma relação entre pessoas de lado completamente opostos. Mas não espere baboseiras do nível teen das concorrentes. True Blood é um seriado que resumo em uma palavra: SEXY. Temos ali jogada todo o charme e poder de sedução que os vampiros exercem sobre o inconsciente coletivo.

Pôlemica, provocativa, inteligente e muito bem produzida, True Blood é um sucesso gigantesco que tem em seu roteiro um show a parte. Em nenhum momento você tem aquele momento de tédio (Heroes) ou de deja vú (Smallville). Os personagens, mesmo com tantos defeitos, cativam o público. E por muitas vezes, nem sempre torcemos pelo mocinho!

Méritos da escritora Charlaine Harris que é a responsável pelos livros no qual foi baseado.
A série passa na HBO e atualmente está em sua 2ª temporada (que começarei a ver amanhã!), já encerrada. A 3ª já foi confirmada e está em produção.

Destaque também para a abertura, que dá todo o clima e também a música “Bad Things interpretada por Jace Everett.

Os vampiros teens de hoje deveriam primeiro consultar os mais velhos. Iriam muito aprender.

Ficha Técnica
Nome: True Blood
Elenco: Anna Paquin (Sookie Stackhouse), Stephen Moyer (Bill Compton), Sam Trammell (Sam Merlotte), Ryan Kwanten (Jason Satackhouse), Rutina Wesley (Tara Thornton), Alexander Skarsgard (Eric Northman), Nelsan Ellis (Lafayete Reynolds)
Exibido no Brasil por: HBO
Temporadas: 03
Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: