19 de novembro de 2010

Filme | 500 Dias Com Ela

Quando o garoto conhece a garota...

Alguns filmes empreguinam na sua mente. Desde quando li a crítica de 500 Dias Com Ela (500 Days Of Summer) no site do Omelete, ele ficou na minha cabeça. Enfim o consegui, e ficou ali, me provocando, chamando. Algo me dizia para assisti-lo. Eis que um belo dia ao chegar em casa (mais exatamente no último dia 10/10), ele estava passando no Telecine. Foi a provocação final.

O que aparentava ser mais um filme romântico, com a clássica maior de "boy meets the girl", mostrou ser muito, mas muito bacana e melhor do que esperava. Nele conhecemos Tom Hanssen (Joseph Gordon-Lewitt), arquiteto formado, mas que trabalha pela necessidade de trabalhar em uma empresa que confecciona cartões. Sabe aqueles cartões que a gente dá de presente em datas especiais? São esses mesmo. Depois de 4 anos, se dando bem e trabalhando ao lado do melhor amigo, sua vida ia bem, até o dia em que conhece Summer Finn (Zooey Deschanel, linda).

Tom é o típico cara romântico, que acredita que um dia encontrará a mulher dos seus sonhos e que viverão felizes para sempre. Summer, por outro lado, é o exemplo de mulher dita moderna: independente e que não acredita em relacionamentos e no amor. Tom acredita no destino, mas como a introdução do filme mesmo entrega: essa não é uma história de amor.

O mais bacana do filme é que a história dos dois acompanham os 500 dias do título (e o original tem muito mais sentido no final). Ou seja, já sabemos o final. QUer dizer, sabemos que quando a contagem terminar, eles não estarão mais juntos, certo? Ou não? Talvez esteja ai o diferencial. Ao perceber que Summer é o tipo de garota ideal para Tom, mas que ela não quer nada sério, o espectador fica no aguardo de quando e onde é que aconteceará a separação do casal. Ou não.

De maneira muito esperta e inteligente, o roteiro não segue cronologicamente os 500 dias, mas sim, aponta os dias mais "importantes". E quase como um best of, monta a história do casal. Legal observar: as animações que apontam o(s) dia(s) que estamos vendo e que dão o clima de como está o momento do casal. Ah, claro, quase me esqueço, a irmã de Tom, Rachel (Chloë Grace Moretz). É ela quem tem a visão mais clara sobre tudo o que rola. É muito bacana ver uma garotinha entre 10, 12 anos no máximo, ter a visão mais madura e correta de tudo o que acontece.

São esses detalhes, as músicas muito bem selecionadas (a trilha é muito bacana mesmo) e a visão totalmente diferente da cidade de Los Angeles, cenário do romance, entregam um ar totalmente original a uma fita que mal conduzida, poderia ser só mais uma do gênero. Merítos do diretor Marc Webb que entrega cenas muitos bacanas à la 24 Horas, com divisões de tela, ou então centralizações da imagem em preto e branco. Recursos que dão um charme ainda maior para o filme. Somos levados pro "passado" e pro "presente" de forma muito bem amarrada. O elenco também ajuda. As carinhas fofas dos dois protagonistas, faz com que a empatia seja quase que imediata.

O que é o verdadeiro amor? Existem regras para um relacionamento dar certo? Os rótulos são mesmo necessários, ou só estragam o que está perfeito? Essas e outras perguntas são feitas por Tom e também por quem assiste, esperando que os olhares de Summer entreguem algo, que digam algo. A angústia que Tom sente ao não poder dizer o que sente é quase uma leve tortura para quem um dia já esperou demais em um relacionamento ou de qualquer outra situação e se vê ali retratado.

Não dá pra falar muito mais sem estragar algumas coisas do filme. O bacana é ver que de alguma forma, todos estão certos e errados ao mesmo tempo numa relação. Não existem regras, não existem barreiras que não possam ser quebradas. O amor, a paixão, a atração, a decepção, a tristeza, a redenção, o recomeço. Todos esses pontos mostrados nesse excelente filme entregam uma deliciosa descoberta: não existe destino, tudo é fruto de coincidências inexplicáveis. E que depois do verão, sempre vem o outono.

Ficha Técnica
500 Dias Com Ela (500 Days Of Summer) - 95 min. - Romance/Comédia
Direção: Marc Weeb
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Elenco: Joseph Gordon-Lewitt, Zooey Deschanel, Geoffrey Arend, Chloë Grace Moretz, Matthew Gray Gubler, Clark Gregg
Site Oficial: http://www.foxsearchlight.com/500daysofsummer/



Feed
Assine o Feed do Desventuras para acompanhar o blog no seu agregador favorito, ou receba gratuitamente todos os posts por e-mail

Deixe o seu comentário: